top of page
  • Luisa Ferrari

O que podemos aprender com Katy Perry e suas estratégias de Marketing?


Explor@dor, que tal um pouco do bom e velho pop como pauta para hoje? É, sim, hoje vamos falar da cultura pop e de uma das divas que mora no coração dos brasileiros: Kátia Perez aka Katy Perry.


Katheryn Elizabeth Hudson sempre esteve no mundo musical. Lançou seu primeiro disco (intitulado “Katy Hudson”) em 2001, o qual era voltado a música gospel (pasmem). Alguns anos se passaram e só em 2007 conseguiu lançar seu primeiro cd, o “One of the Boys”. Após esse primeiro lançamento, foi “tiro atrás de tiro”! Katy lançou “Teenage Dream” (2010), “Teenage Dream - The Complete Confection” (2010-2012), “Prism” (2013) e seu atual disco, “Witness” (2017) - que é a razão por esse post acontecer.


Caso você não curta a ex rainha do universo “candy”, em alguma época da sua vida pelo menos já ficou com alguns dos singles dela na cabeça involuntariamente, como “I Kissed a Girl”, “Hot N Cold”, “California Gurls”, “Chained To The Rhythm”, entre outros (assume aí vai… hahah), tudo isso graças a divulgação pra lá de bem estruturada que a cantora sempre teve, porém, com “Witness”, a parada ficou ainda mais séria, tanto musicalmente - com músicas mais profundas e intrigantes - quanto em sua comunicação . Katy quis inovar e voltar às paradas com estratégias de Marketing pra lá de bem pensadas que “quebraram” a Internet durante dias e fizeram a maioria das pessoas buscarem esses singles por conta de suas propagandas bem elaboradas.

Confira aí algumas das ações criadas por ela e sua equipe (até agora né, acredito totalmente que virão mais coisas surpreendentes por aí) que fizeram com que eu, você e o mundo parássemos alguns instantes do nosso dia corrido para ver o que ela estava aprontando em prol de seu novo disco. Bora às ações então?


1) #FindMe: globos espelhados pelo mundo com o single “Chained To The Rhythm”?

Para “chegar chegando” com o primeiro single de “Witness”, Katy e sua equipe tiveram a ideia de fazer os fãs “irem até ela”. Como? Espalhando diversos globos espelhados pelo mundo em que cada um desses exemplares carregava consigo a música “Chained To The Rhythm” em primeira mão. Bastava você verificar no mapa liberado pela cantora em suas redes sociais se o seu país estava incluso na lista e sair por aí procurando. Demais, né?

Fontes: Instagram da cantora | Portal Ego - Globo

O nosso globo foi encontrado no “Rio de Janeiro na Praia do Arpoador, na Zona Sul da cidade.

2) Receita e distribuição de tortas de cereja

A música da vez a ser promovida foi “Bon Appétit”, segundo single do álbum #Witness.

Pensando em ser notícia em diversos meios de comunicação digitais diferentes (e em formatos diferentes) e dar pistas aos KatyCats sobre a próxima música que seria lançada, Katy enviou um newsletter aos seus fãs que continha "a melhor receita de torta de cereja do mundo".


No mesmo dia, Katy liberou sua parceria com o canal americano “Tasty”, no qual ensina a fazer a mesma receita em um vídeo simples e rápido (como os da marca são geralmente feitos e sempre obtém grandes resultados e engajamentos). No decorrer do vídeo, Katy cita alguns dos trechos da música para gerar ainda mais expectativa em seus fãs.


Além dessas duas ações lançadas, Perry e sua equipe foram também no mesmo dia até a Times Square - NY para distribuir pedaços de torta de cereja às pessoas. Fala aí, genial demais, né?



3) Conheça “Witness World Wide”, parceria de Katy Perry com YouTube

Levando a divulgação de #Witness a outro nível, Katy realizou uma parceria com o YouTube chamada “Witness World Wide”, em que passou mais de 96 horas confinada em uma casa repleta de câmeras para mostrar às pessoas quem é a Katy Perry de verdade (mostrando como ela acorda, como são seus bons e maus momentos, o que ela faz, etc) tudo isso ao vivo e com rotinas pré-definidas e divulgadas.


Sim, nessa hora os fãs foram à loucura e acharam incrível essa chance de estarem conectados 24h+ com ela.

Um tanto quanto Black Mirror, não?


4) Lyric Video de “Swish swish” usa a rainha do rebolado Gretchen para promover single

Sim Explor@dor, ela usou a rainha do rebolado e dos memes para divulgar “Swish Swish”. Por perceber que os fãs brasileiros sempre usaram GIFs da Gretchen ao falar com ela, sua equipe foi atrás, fez uma pesquisa e descobriu quem era esse ser e porque ela faz tanto sucesso por aqui. Com isso, ela acertou diretamente o coração dos brasileiros pois a mesma confirmou que esse lyric video foi criado para nós. Preciso dizer mais?


Com toda essa divulgação diferentona, Katy conquistou em 10 minutos de lançamento o 1º lugar no iTunes (quebrando um recorde que antes era da Britney Spears). Após isso, minutos depois nas lojas digitais de outros 40 países – incluindo Brasil – entrou no Top 10 de outros 30 mercados internacionais” e vendeu “180 mil cópias comercializadas em sua primeira semana nos Estados Unidos” - Amanda Faia e Leonardo Torres do Pop Line.

Ou seja, por mais insanas que essas ideias possam parecer, ajudaram DEMAIS na divulgação desse álbum maduro, diferente e crítico.


Outros cantores já fizeram ações tão incríveis quanto Katy como Beyoncé, Justin Bieber, Britney Spears, e por aí a fora, mas isso é um tema para outra conversa nossa, bele Explor@dor? Continuaremos de olho nela e em suas ações para trazer mais discussões como essa para nossa pauta.


Bom, espero que esse post tenha inspirado você e tenha te mostrado nas entrelinhas a importância de se conectar com o seu consumidor pois hoje ele consome com o coração, mente e espírito e esperam uma conexão de verdade com as marcas/artistas.


Podemos confirmar com todas as letras que Dona Katia fez com que “We're all chained to the rhythm” oficialmente!


Até a próxima,


Bjs,


Lu! 🖖🏼


- KatyCats: nome dado ao fandom (grupo de fãs) de Katy Perry


- Newsletter: significa boletim informativo - é um tipo de distribuição regular de conteúdos a assinantes que aborda um determinado assunto.



Fontes:

Commentaires


bottom of page