top of page
  • Foto do escritordescobertadesign

As ramificações do marketing e seus papéis na estratégia de uma empresa




Você já deve ter ouvido por aí muitas nomenclaturas para Marketing. Seja Marketing Digital, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo… mas afinal, para que tantos tipos de marketing assim?

O mercado atual possui uma variedade de empresas nos mais diversos segmentos, cada uma com sua singularidade e necessidade. O marketing em si é ideal para qualquer negócio, independente do setor, mas é importante entender qual ramificação melhor se encaixa com seus objetivos para que possa atender assertivamente suas metas!

Existem 5 tipos principais que desempenham um papel super importante no panorama geral das estratégias de marketing de uma empresa, são eles:

Marketing Digital: Este tipo de marketing envolve todas as estratégias que são executadas online. Isso inclui publicidade estratégica em mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing e entre outros.

Com o crescimento do mundo online, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, o Marketing Digital é um dos mais assertivos, levando em consideração essa mudança de hábito de consumo, onde a internet é referência para pesquisas, compras e conteúdo.

Inbound Marketing: O Inbound Marketing se concentra em entrar na rotina dos consumidores de maneira não intrusiva, atraindo o público com conteúdos que sejam relevantes, seja através de newsletters, blogs, landing pages, e uma variedade de formas de conteúdo. 

A importância do Inbound Marketing está na construção de relacionamentos com os clientes, estabelecendo confiança e autoridade no setor. Além disso, ele se alinha com o comportamento do consumidor moderno, que prefere tomar decisões de compra de forma independente.

Marketing de Conteúdo: O Marketing de Conteúdo envolve a criação de maneira estratégica de conteúdos que sejam relevantes para atrair e engajar um público-alvo específico. Seja com vídeos, posts, artigos, vídeos, podcasts e muito mais. 

Esse marketing possui o objetivo de engajar o público ao longo da jornada de compra, ajudando a gerar uma percepção positiva da marca, que acaba se tornando autoridade no setor.

Endomarketing: O Endomarketing, também conhecido como marketing interno, visa engajar e motivar os funcionários de uma empresa. Isso é feito através de comunicação interna eficaz, programas de reconhecimento, eventos corporativos, treinamento e desenvolvimento, entre outras estratégias. 
A importância do Endomarketing está em criar uma cultura organizacional positiva, aumentar o moral dos funcionários e melhorar o desempenho geral da empresa.

Trade Marketing: O Trade Marketing é focado nas relações entre fabricantes e varejistas para impulsionar as vendas no ponto de venda. Isso envolve a criação de estratégias de marketing personalizadas para os diferentes canais de distribuição e parceiros de negócios. 

O Trade Marketing ajuda a garantir uma presença forte e consistente da marca nas prateleiras, aumentar a visibilidade do produto, melhorar o desempenho das vendas e fortalecer a parceria com os varejistas.

Existem diversos outros tipos de estratégias de marketing com uma variedade de termos que são usados, esse segmento está sempre se atualizando e trazendo novos conceitos que atendam às necessidades das empresas, para que sempre tenham soluções assertivas alavancando o mercado!



Comments


bottom of page